cosméticos fermentados: o que são e porquê usá-los
O processo de fermentação está presente em nossa cultura há milhares de anos, sendo uma prática crucial para a fabricação de vinhos, cervejas, pães, leite e seus derivados. Mas você sabia que os fermentados também estão chegando aos cosméticos?
Na k-beauty os fermentados já são um sucesso, mas não para por aí. Segundo a agência WGSN, é esperado um crescimento internacional dos cosméticos com ativos derivados da fermentação, devido ao seu grande sucesso e eficácia em peles e países asiáticos.
fermentação e cosméticos
Muitos ativos já conhecidos entre os “skin-enthusiasts” como o ácido glicólico, mandélico e lático, por exemplo, são produtos de um processo fermentativo, que ocorre quando uma matéria orgânica, como óleos, flores e plantas passam pela inserção de fungos, bactérias ou enzimas, que quebram-nas em moléculas menores levando a criação de ativos que possuem diversos benefícios à pele, como exemplificam pesquisadores do Centro Universitário Descomplica Uniamérica.
benefícios e vantagens
Um dos principais benefícios que pode-se obter dos fermentados é a regulação do microbioma da pele, que são milhares de bactérias, fungos e vírus que estão presentes em nossa pele e possuem a função de proteger nosso organismo a problemas como a hipersensibilidade e o ressecamento, como exemplifica a SBDRJ (Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio De Janeiro). Isso significa que, alimentando essas bactérias boas, a pele continuará saudável e menos propensa a sensibilização.
Outros benefícios que os cosméticos fermentados trazem à pele são: ação renovadora das células, combate ao envelhecimento precoce, tratamento de condições cutâneas como rosácea, sensibilidade e acne, por exemplo.
para testar
Ficou interessada e não sabe por onde começar ou quais ativos são mais interessantes? Vem comigo que te passo uma listinha incrível!
- Filtrado de Fermento de Galactomyces
-
- Conhecido por aumentar os níveis de hidratação da pele, ajudando a restaurar o seu equilíbrio. Auxilia na hidratação, clareamento, controle da produção de sebo, redução da aparência dos poros dilatados, diminuição da acne e aumento da elasticidade.
-
- Lactobacilos
-
- Ajudam a manter a integridade da pele, agem na reparação da pele e diminuem o processo inflamatório, além de auxiliar na uniformização da pele.
-
- Lisado de Fermento Bifida
-
- Aumenta a elasticidade e hidratação da pele, diminui a sensibilidade cutânea e promove redução de lesões inflamatórias.
-