você sabia que existem protetores solares que fazem mal à vida marinha?
Há algum tempo, vem se aumentando o debate em relação a preservação da vida marinha e dos oceanos, que a cada ano sofrem mais com a poluição e são prejudicados com o descarte irregular de lixo. Atualmente há toneladas de plásticos nos oceanos, segundo programa Lixo Fora D’Água, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
Mas você sabia que um produto super comum que utilizamos em nossas idas e viagens à praia também representa um risco ao meio ambiente? Isso mesmo, o protetor solar pode impactar os mares que tanto aproveitamos em nossas férias.
Quer saber mais sobre este risco iminente? Continua aqui que te conto tudo que você deve saber!
por que alguns protetores solares fazem mal à vida marinha?
Bem, como dito aqui em um de nossos posts sobre protetor solar. Eles são desenvolvidos através de filtros que repelem ou absorvem os raios solares, impedindo que eles atinjam sua pele e afetem-a.
Acontece que alguns filtros solares podem afetar a vida marinha, principalmente os corais, acelerando o processo de branqueamento. Que ocorre quando o aumento da temperatura ou a presença de poluentes afetam a estrutura formadora dos corais, acarretando na perda das cores exuberantes deste ecossistema.
Em estudos da Universidade Politécnica de Marche (Itália) foi analisado que, mesmo em pequenas quantidades, alguns ingredientes presentes nos protetores solares acumulam-se nos corais, levando a uma ruptura nos corais em um período de tempo extremamente curto.
por que alguns países e regiões tropicais estão proibindo protetores solares com determinados componentes?
Como dito acima, alguns protetores possuem ingredientes que afetam o bem estar marinho. Sendo assim, alguns locais do globo, como o Havaí, iniciaram um processo de proibição de produtos que possuam ingredientes tais como oxybenzone e octinoxate, presentes em muitas marcas populares.
Esse movimento trata-se de uma medida para proteger esses locais que, não apenas possuem uma vida marinha extremamente diversa, como também são destinos populares entre banhistas e turistas de variados locais.
ingredientes a se evitar
Em nosso post sobre cuidados ao escolher cosméticos para o rosto, salientamos a importância de olhar os rótulos dos produtos antes de comprá-los. E essa prática geralmente é mais comum com hidratantes, séruns, tônicos, no entanto deve ser uma prática para as compras de protetores solares também.
Para te ajudar, fizemos uma listinha de componentes que você deve evitar e alguns que são banidos em regiões como o Havaí. São eles:
• Oxybenzone
• Octinoxate
• Avobenzone
• Octocrylene
• Homosalate
• Octisalate
Além de se atentar a estes componentes, é sempre bom ficar de olho se a marca possui algum tipo de certificação como reef safe, ou seja, é permitida a utilização nos mares.
conheça nosso protetor solar reef safe
Gostou de saber o porquê é tão importante cuidarmos dos nossos oceanos e ficar de olho em quais protetores solares estamos comprando?
Caso esteja em busca de um, nós temos a opção ideal para você. O nosso protetor solar enriquecido com centella asiática não apenas é reef safe, como vegano, cruelty free e natural, e sem estes ingredientes que fazem mal aos oceanos. Além de ter textura fluída, seu acabamento é ótimo e super levinho, bom para todos os tipos de pele. O melhor de todos os mundos né?